sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Assim caminha nossa educação

A aprovação automática é uma afronta a educação. No atual modelo pedagógico defendido, entre outros, por psicólogos e pedagogos, reprovar significa "traumatizar" a criança. No entanto, reprovar tb significa apenas reter afim de que a criança repense seu próprio desempenho, fazendo com que o aluno perceba-se a si mesmo e reconheça o desafio do conhecimento.
Do jeito que e posto pelo atual entendimento, o aluno que reprova aparece como um fracassado, um inútil que é traumatizado pela escola má e por professores vilões.
Quem trabalha seriamente com a educação sabe que nem a escola e tampouco os professores devem ser penalizados pelas más notas. Existem maus professores e más escolas, sim, mas assim como existem maus pedagogos, maus médicos, maus policiais e, penalizar uma categoria toda pelo erro de um ou dois é no mínimo suspeito.
Reter o aluno é apenas uma etapa do processo de aprendizagem e deve ser encarada de maneira natural e com suporte ao aluno( coisa que o Estado não quer investir, pois qualidade pro Estado significa apenas mais prédios escolares e provas ineficazes).
Engraçado que no sistema econômico atual a toda hora escutamos que errar é natural e humano e que a gente aprende com os erros... embora a retenção nao seja um erro, no sentido colocado na frase, ele se apresenta também como um processo de aprendizagem através da reflexão...

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